Deixar fluir. Eu não tenho o controle de nada, a não ser da minha preparação.

[Texto originalmente publicado no @tecendoatoga em 07 de maio de 2019]


Tenho sentido que da mesma proporção de conhecimento jurídicos que se adquire na rotina de estudo são os ensinamentos para a vida.


Prestando concurso público, tenho aprendido MUITO sobre HUMILDADE. Não adianta nada ser o “melhor profissional” e o “pior ser humano”. Servidor público é um servidor do povo. É preciso gostar - e ter humildade - para lidar com as pessoas, que são gente como a gente.


Tenho aprendido, também, sobre a magia da CONSTÂNCIA. Em regra, a vida de concursos públicos premia não aqueles que sabem mais ou que são superdotados, mas sim aqueles que PERSISTEM na busca pelos seus sonhos e objetivos.


Tenho crescido também no que se refere a RENÚNCIAS... E isso resumo a uma frase: “é justo que muito custe o que muito vale”.


Por fim, quanto ao aprendizado que me motivou a escrever isto hoje, tenho aprendido de que NÃO tenho o CONTROLE de absolutamente NADA. Então, é preciso CONFIAR e DEIXAR FLUIR...


Hoje em dia são minhas provas que determinam o ritmo de tudo, sabe? E nem adianta eu querer planejar algo com antecedência porque não vai dar certo. Por exemplo, tinha uma viagem para Noronha planejadas para este mês desde setembro do ano passado. Surgiram a segunda fase do TJAC e a oral do MPPI, já cancelei as viagens.


Nenhum compromisso agendo garantido absolutamente minha presença. Vai depender, e muito, da minha agenda concurseira e, principalmente, da minha vontade no dia.


E isso é bem especial, sabe? Aprendi a dizer NÃO para o que fazia somente por convenção social, mas que não me agradava - especialmente porque perdia meu tempo de estudos dando satisfação em atividades sociais que, simplesmente, podem esperar.


Enfim... o concurso do MPPI foi suspenso pelo CNMP para se analisar a questão do fator de correção de português. E aí? E aí que vou continuar estudando como se nada tivesse acontecido, porque eu sei que a data da prova virá e, como dito, a única coisa que tenho (ou pelo menos devo ter) controle é sobre minha preparação.


Então, FOCO, FORÇA e FÉ! Amém?!

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

GABARITO EXTRAOFICIAL - MP/AP

Caríssimos Alunos e Alunas, Nós, profs. Mário Sérgio, Tiago Cargnin e Yan Walter, decidimos elaborar um gabarito extraoficial da prova de Promotor de Justiça Substituto do Ministério Público do Amapá,

TREINO GRATUITO DE DISCURSIVAS - 08/2021

Fala, meu povo! Espero que esta postagem encontre vocês bem e com saúde! Vamos, então, para mais um treino de discursivas? Lembrando o funcionamento do treino: semanalmente, às terças-feiras, irei tra

TREINO GRATUITO DE DISCURSIVAS - 07/2021

Fala, meu povo! Tudo em paz com vocês?! Espero que sim! Vamos, então, para mais um treino de discursivas? Lembrando o funcionamento do treino: semanalmente, às terças-feiras, irei trazer o enunciado d