[Texto originalmente publicado no @tecendoatoga em 05 de maio de 2019]
Depois que passei para três segundas fases seguidas (MPPI, TJPR, TJAC), um dos questionamentos que mais me foram feitos por colegas concurseiros foi: afinal, qual o segredo para atingir a nota de corte?
Então, deixa eu contar um segredo: não há segredo! 😬
Maaaaas... há técnicas: isso sim!
Até janeiro deste ano, quando prestei o concurso do TJBA, fiquei na casa dos 60%. Um pouco depois, em fevereiro, fiz o MPPI e já subi pra casa dos 70% (quase 80%) e fiquei nessa faixa de 70%/80% nas provas subsequentes (TJPR e TJAC).
E aí? Houve mágica? 🎩
Para ser sincero, por um tempo, eu pensei que sim. Todavia, depois de “ter dado certo” três vezes consecutivas, analisei melhor e percebi que não: não houve mágica nem sorte!
Em síntese, e posso detalhar mais em postagens futuras, hoje entendo que atingi a nota de corte adotando 03 atitudes, que transformo em conselhos:
a um: IDENTIFIQUE SUAS DEFICIÊNCIAS DOUTRINÁRIAS! Depois de um certo tempo estudando, entenda uma coisa: você não precisa sempre recomeçar/enfrentar as matérias a partir de seu início (ou seja, a partir de princípios, por exemplo). Não! Revise (preferencialmente por meio de questões) o que você já domina e enfrente a parte das matérias que você não domina por um bom material teórico (videoaula ou doutrina). * Vou fazer um post depois apenas sobre isso e contar minha história com Direito Penal! *
a dois: FAÇA LEITURA DA LEI SECA! Gente, sério, eu sempre relegava isso pra segundo plano e NUNCA atingia a nota de corte. No dia que encarei a lei seca ( 💙 @legislacaodestacada ), minha vida mudou! E olha que, a princípio, por falta de tempo, fiz apenas o programa de revisão do TJSP e já foi super suficiente!!! Adquiri o plano regular pra magistratura, mas em razão dessas provas ainda não tive tempo de cumprir. * Vou fazer um post específico sobre isso depois também e explicar direitinho como faço *
a três: ATUALIZE-SE NA JURISPRUDÊNCIA! Esse ponto é crucial, principalmente se sua banca for CESPE!!! Lembro que pra prova do TJBA, fui já tendo estudado tudo de Consumidor. Achava que ia gabaritar a prova! 😂 Resultado? Acertei uma de cinco. Depois das anulações, fui pra duas de cinco. Enfim... Estudei a prova e descobri que simplesmente TUDO era jurisprudência (algumas, inclusive, de 2015). O que fiz? Fui pro buscador do @dizerodireito e estudei TODA a jurisprudência de CDC que tem lá (há julgados até de 2012/2013!). Resultado? Gabaritei CDC depois disso! ☺️ * Posso fazer um post mostrando como faço pra estudar juris pelo buscador também *
E, em linhas gerais, é isso! Viram como não há segredo? Ah... deve ter alguém: e questões??? Galerinha: questões é o ponto de partida, é o percurso e é o destino final!!! Questões SEMPRE, questões TODO DIA, questões ATÉ O FIM! Você só vai poder se medir e saber o que precisa melhorar resolvendo questões! Posso falar mais sobre isso posteriormente também e explicar minha “técnica” pra estudar/revisar por questões.
Mas, por enquanto, ficamos por aqui. Podem deixar dúvidas, mandar direct e ficar à vontade pra conversar. Será uma honra! 😉
E, repito, não sou nenhuma autoridade no assunto de concurso público, muito menos trago verdades universais, estou apenas compartilhando minha experiência e mostrando o que deu certo para mim. Fiquem com Deus! Até a próxima!
Comments