TREINO GRATUITO DE DISCURSIVAS - 03/2021

Fala, meu povo! Novamente agradeço a todos que estão abraçando esta iniciativa nossa e participando do projeto. Esperamos, sinceramente, contribuir com o estudo e a aprovação de cada uma de vocês.


Lembrando o funcionamento do treino: semanalmente, às terças-feiras, irei trazer o enunciado de uma questão utilizada em alguma rodada anterior do Tecendo Linhas, nosso curso regular de discursivas, para vocês estudarem e resolverem.

Quem resolver a questão (dentro de 30 linhas, pode ser digitada ou manuscrita, desde que escaneada) e enviar a resposta para o e-mail desafio@tecendoatoga.com até a segunda-feira subsequente, irá receber em seu e-mail o padrão de correção completo: revisão do conteúdo jurídico e grade de divisão dos pontos da questão.

Todavia, quem não enviar sua resposta, terá acesso apenas à grade de divisão dos pontos da questão, que divulgaremos aqui na terça-feira subsequente, antes de divulgar o novo enunciado de treino.

Para ter acesso às grades de correção, basta clicar aqui.


Apenas para lembrar que o Tecendo Linhas é um curso REGULAR de questões discursivas, dessa forma é permitido o ingresso no curso a qualquer momento, desde que seja no início do mês (cada mês de curso = 02 rodadas). Para conhecer melhor o curso, clique aqui ou envie um e-mail para tecendolinhas@tecendoatoga.com


Bons estudos!


TREINO 03/2021 - DIREITO PROCESSUAL CIVIL

(Tecendo Linhas - Turma 01 - Rodada Dois)


DOLORES, mulher de 58 anos, capaz, ajuizou ação de reconhecimento e dissolução de união estável cumulada com alimentos contra SEVERO, homem idoso e incapaz, representado no processo por sua filha e curadora GINA, narrando que conviveram maritalmente entre agosto de 2002 e janeiro de 2013, período em que adquiriram patrimônio comum, a título oneroso, passível de partilha.


O feito foi regularmente instruído, com a oitiva de testemunhas e a juntada de documentos, e, então, encaminhado ao Ministério Público para parecer.


Nessa oportunidade, o Promotor de Justiça se manifestou pela procedência da ação em favor de DOLORES, colacionando aos autos diversas fotos e notícias de colunas sociais da localidade, datadas de 27 de outubro de 2012, retiradas do Google, relativas à celebração de Bodas de Estanho (celebração típica de 10 anos de casamento) de DOLORES e SEVERO.


Os autos, então, retornaram conclusos ao Juízo que, ato contínuo, proferiu sentença, reconhecendo a existência da convivência no período de dezembro de 2002 a abril de 2013 e fixando pensão alimentícia em favor da autora, no valor equivalente a 1 salário mínimo, consignando que:

- a um, a prova documental juntada pelos litigantes não era uníssona quanto ao período de convivência de DOLRES e SEVERO;

- a dois, as testemunhas prestaram seus depoimentos em data muito distante dos fatos narrados e, por isso, poderia ter havido um equívoco em relação a eles; mas,

- a três, concluiu que a união estável teve início em outubro de 2002, com base no parecer ministerial, que trouxe aos autos documentos que obteve em pesquisa na internet, comprovando a realização de cerimônia comemorativa de 10 (dez) anos de relacionamento dos litigantes.


A partir da situação exposta, tendo em vista as normas fundamentais do Processo Civil, responda de forma fundamentada na doutrina e na jurisprudência sobre o tema:


a) No caso descrito, era realmente necessária a intervenção do membro do Ministério Público? Em caso positivo, a atuação do Promotor de Justiça, produzindo provas e se manifestando de forma desfavorável à pessoa idosa e incapaz, foi adequada?


b) A decisão do Magistrado, fundamentada unicamente na prova produzida pelo Ministério Público, respeitou o devido processo legal?


* Indique os itens “a” e “b” em sua resposta.


Bons estudos!

96 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

GABARITO EXTRAOFICIAL - MP/AP

Caríssimos Alunos e Alunas, Nós, profs. Mário Sérgio, Tiago Cargnin e Yan Walter, decidimos elaborar um gabarito extraoficial da prova de Promotor de Justiça Substituto do Ministério Público do Amapá,

TREINO GRATUITO DE DISCURSIVAS - 08/2021

Fala, meu povo! Espero que esta postagem encontre vocês bem e com saúde! Vamos, então, para mais um treino de discursivas? Lembrando o funcionamento do treino: semanalmente, às terças-feiras, irei tra

TREINO GRATUITO DE DISCURSIVAS - 07/2021

Fala, meu povo! Tudo em paz com vocês?! Espero que sim! Vamos, então, para mais um treino de discursivas? Lembrando o funcionamento do treino: semanalmente, às terças-feiras, irei trazer o enunciado d