top of page
Buscar
  • Foto do escritorYan Walter

Deixar fluir. Eu não tenho o controle de nada, a não ser da minha preparação.

[Texto originalmente publicado no @tecendoatoga em 07 de maio de 2019]


Tenho sentido que da mesma proporção de conhecimento jurídicos que se adquire na rotina de estudo são os ensinamentos para a vida.


Prestando concurso público, tenho aprendido MUITO sobre HUMILDADE. Não adianta nada ser o “melhor profissional” e o “pior ser humano”. Servidor público é um servidor do povo. É preciso gostar - e ter humildade - para lidar com as pessoas, que são gente como a gente.


Tenho aprendido, também, sobre a magia da CONSTÂNCIA. Em regra, a vida de concursos públicos premia não aqueles que sabem mais ou que são superdotados, mas sim aqueles que PERSISTEM na busca pelos seus sonhos e objetivos.


Tenho crescido também no que se refere a RENÚNCIAS... E isso resumo a uma frase: “é justo que muito custe o que muito vale”.


Por fim, quanto ao aprendizado que me motivou a escrever isto hoje, tenho aprendido de que NÃO tenho o CONTROLE de absolutamente NADA. Então, é preciso CONFIAR e DEIXAR FLUIR...


Hoje em dia são minhas provas que determinam o ritmo de tudo, sabe? E nem adianta eu querer planejar algo com antecedência porque não vai dar certo. Por exemplo, tinha uma viagem para Noronha planejadas para este mês desde setembro do ano passado. Surgiram a segunda fase do TJAC e a oral do MPPI, já cancelei as viagens.


Nenhum compromisso agendo garantido absolutamente minha presença. Vai depender, e muito, da minha agenda concurseira e, principalmente, da minha vontade no dia.


E isso é bem especial, sabe? Aprendi a dizer NÃO para o que fazia somente por convenção social, mas que não me agradava - especialmente porque perdia meu tempo de estudos dando satisfação em atividades sociais que, simplesmente, podem esperar.


Enfim... o concurso do MPPI foi suspenso pelo CNMP para se analisar a questão do fator de correção de português. E aí? E aí que vou continuar estudando como se nada tivesse acontecido, porque eu sei que a data da prova virá e, como dito, a única coisa que tenho (ou pelo menos devo ter) controle é sobre minha preparação.


Então, FOCO, FORÇA e FÉ! Amém?!

36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Meu tempo "gasto" para ser aprovado: 03 minutos

[Texto publicado no @tecendoatoga em 19 de julho de 2019] Dezembro de 2018. Estava em SP para prestar a prova objetiva do concurso de ingresso na magistratura do TJSP. A prova seria à tarde, com iníci

Amanhã você vai desejar ter começado hoje...

[Texto originalmente publicado no @tecendoatoga em 11 de junho de 2019] Estou às vésperas de completar 01 ano seguido de estudo bem disciplinado. Foi em 25 de junho de 2018 que eu decidi que a minha p

Post: Blog2_Post
bottom of page